Março 2021
Delegação do Norte da SPTF
Objetivo: Formar Interventores Sistémicos e Terapeutas Familiares.
Destinatários: Licenciados nas Áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas.
Duração: 360 horas
Periodicidade: Mensal e/ou Quinzenal (no mês De agosto não há formação).
A formação decorre em três ciclos:
1º ano – Duração de 60h
Formação introdutória em intervenção sistémica e familiar
O objetivo fundamental consiste em criar, nos formandos, uma postura epistemológica consonante com os princípios do modelo sistémico, tendo em conta a evolução do seu quadro conceptual referencial.
objetivos específicos:
A frequência do 1º ciclo dá equivalência a um “Curso de Sensibilização à Intervenção Sistémica e Familiar” e acesso á continuidade do curso de formação em intervenção sistémica e familiar.
Custo: 730.00 euros (5% de desconto se pago na totalidade) ou em prestações 6 x 122.00
2º e 3º anos – Duração de 300h
Formação especializada em intervenção sistémica e familiar
Os objetivos fundamentais do 2º ciclo de formação, são:
O curso de formação em intervenção sistémica e familiar dá acesso à candidatura ao 3º ciclo “curso de prática supervisionada” e posterior creditação para a prática da terapia familiar.
A passagem para o curso de prática supervisionada é feita mediante um processo de seleção, que terá em conta a avaliação, a formação base, a experiência profissional e o perfil de candidato.
Custo: 2.900.00 euros – 1450.00 euros / ano ( 2º e 3º ano ) (5% de desconto se pago na totalidade) ou em prestações24 x 120.00
4º e 5º anos – Duração de 290h
Supervisão em intervenção sistémica e terapia familiar
Com a supervisão pretende-se que o formando, através de uma análise do seu trabalho:
O curso de prática supervisionada é distribuído por sessões de 4 ou 7 horas num período mínimo de 2 anos. Dada a existência de um processo de revisão do programa de formação a decorrer na SPTF existe a possibilidade do ciclo de supervisão ser estendido até 300 horas, por motivos pedagógicos mas também como medida de aproximação aos critérios requeridos para reconhecimento e creditação a nível europeu e internacional.
Terminada esta formação e respetiva avaliação, o candidato poderá candidatar-se ao grau de associado efetivo e ser credenciado por esta sociedade científica para o exercício da terapia familiar.
Custo: 4.200.00 euros / 2100.00 euros / ano – (1º e 2º ano de supervisão) (5% de desconto se pago na totalidade) ou em prestações 30 x 140.00
Documentação necessária para a candidatura